terça-feira, 19 de junho de 2012


 História, Movimentos e Regras do Halterofilismo, Levantamento Olímpico





Quando se fala em halterofilismo ou levantamento olímpico, a ideia que surge á maioria das pessoas é que é um desporto só é praticado por homens ou mulheres grandes e com músculos enormes.
A verdade, é que esta modalidade não se foca assim tanto no desenvolvimento do tamanho dos músculos, mas estimula sim o sistema nervoso central a adaptar-se, progressivamente, e a desenvolver capacidade de aumentar as cargas que o corpo é capaz de suportar.
Mulheres e Homens Halterofilsitas Olímpicos com apenas 53 kg de peso corporal normalmente conseguem levantar maior quantidades de peso que um homem saudável e musculoso, que pese 90 kg e que treine fisiculturismo (hipertrofia e definição dos músculos) por exemplo.
Enquanto os fisiculturistas pretendem desenvolver a massa muscular e a definição, os halterofilistas procuram levantar a maior quantidade de peso em duas provas, que irei referir mais abaixo.

Para começar vou falar da História da Modalidade:

A origem do levantamento de pesos remonta á antiguidade. Os testes de força humana, de diferentes formas, são provavelmente mais antigos do que a própria civilização e aparecem em antigos registos egípcios, em textos chineses e em gravuras gregas.

As primeiras competições organizadas de levantamento de pesos começaram na Europa no final da década de 1800, e o primeiro campeonato mundial de halterofilismo foi realizado em 1891, em Londres, Inglaterra. Naquele tempo não havia nenhuma divisão de peso e atletas com por exemplo 70 kg podiam competir contra atletas de 100 kg de peso.

O levantamento de pesos esteve presente no programa dos primeiros Jogos Olímpicos modernos, em Atenas, Grécia, com duas modalidades actualmente extintas: levantamento com uma mão e com duas mãos. Foi deixado de fora dos Jogos de 1900. Reapareceu nos de 1904, com duas modalidades: levantamento com duas mãos e haltere geral. Nos Jogos seguintes foi abolido.

Em 1905 foi fundada a federação que passou a regular o desporto, a Federação Internacional de Halterofilismo (em inglês: International Weightlifting Federation, IWF); foram estabelecidas três classes de peso, que variaram ao longo do tempo.

Em 1913 as classes de peso foram reorganizadas e passaram de três para cinco. O levantamento de peso voltou nos Jogos Olímpicos de Verão de 1920 e não foi mais retirado. Três provas eram realizadas nas competições: o arranco com uma mão e o arremesso com uma e duas mãos.

A partir dos Jogos Olímpicos de Verão de 1924 cinco provas passaram a fazer parte das competições: o arranco com uma mão e duas mãos, o arremesso com uma mão e duas mãos e o desenvolvimento (ou "desenvolvimento militar", ou ainda, "prensa militar") com as duas mãos.


Em 1928 foi instituído o triplo levantamento — o desenvolvimento, o arranco e o arremesso, com as duas mãos sem que os atletas podessem dobrar as pernas na parte final.

A partir de 1946, os campeonato mundiais passaram a ser realizados regular e anualmente, a excepção dos anos em que se realizam Jogos Olímpicos.

O desenvolvimento, entretanto, foi abolido depois dos Jogos Olímpicos de Verão de 1972, por causa de problemas de arbitragem e saúde que ocasionavam, e o arranco e o arremesso foram deixadas como os dois movimentos do desporto, e que são os que se utilizam actualmente,.

Em 1983, a Federação Internacional de Halterofilismo decide reconhecer as mulheres no halterofilismo, estabelecendo 8 categorias de peso. Em 1987 foi realizado em Daytona Beach, EUA, o primeiro campeonato mundial para as mulheres.

Em 1996, o Comite Olímpico Internacional decidiu aceitar a entrada das mulheres nos Jogos Olímpicos de Verão de 2000, com a condição de que o número de atletas (homens/mulheres) não superasse os 250. Em 1997, as categorias de peso são reestruradas e reduzidas.

No ano 2000, as mulheres foram incluídas nas Olimpíadas de Sydney, Austrália.

Ao longo das décadas algumas nações têm-se destacado nas competições. No começo do século XX, Áustria, Alemanha e França eram as nações mais bem sucedidas. Alguns anos depois, Egito e Estados Unidos da América predominaram. A partir da década de 1950 e nas três seguintes, a União Soviética foi a protagonista, juntamente com os países do Leste Europeu, tendo a Bulgária como sua principal concorrente. Já por volta da década de 1990, a Turquia e a Grécia começaram a se destacar, juntamente com a República Popular da China e outros países do Extremo Oriente.

Este desporto é mais popular em países da Europa e da Ásia (Turquia, Rússia, Irã, China e outros) e é actualmente praticado por todas as idades (inclusive antes dos 10 anos).

MOVIMENTOS E REGRAS ACTUAIS DO LEVANTAMENTO OLÍMPICO:

O halterofilismo, ou levantamento de peso olímpico (Olympic Weightlifting), é um desporto em que os competidores tentam levantar a maior quantidade possível de peso do chão até acima da cabeça em duas modalidades internas diferentes:
O arranco. É a primeira prova da competição de levantamento olímpico e consiste em levantar a barra do solo até acima da cabeça num movimento sem pausa, sem apoiá-la no corpo. A barra é colocada horizontalmente em frente das pernas do levantador. É agarrada, com as palmas das mãos para baixo e puxada com um único movimento da plataforma e erguida até a extensão completa de ambos os braços acima da cabeça, enquanto que o levantador se agacha ou dobra as pernas.
Deve, então, ergue-se, estabilizar-se, durante dois segundos, e esperar o sinal de 'abaixar' dos árbitros. Os árbitros dão o sinal de 'abaixar' a barra logo que o levantador fique imóvel em todas as partes do corpo. ARRANCO OU SNATCH.

O Arremesso ( ou Clean And Jerk): este movimento é executado em duas partes. Primeiro, a barra é colocada horizontalmente em frente das pernas do levantador. É agarrada, com as palmas das mãos para baixo e levantada até à altura dos ombros, por cima do peito, enquanto que o levantador se agacha ou dobra as pernas; a seguir, reergue-se e alinha-se.

Na segunda parte, usando a força conjunta de braços e pernas, a barra é levantada acima da cabeça, enquanto que faz um movimento em forma de tesoura com as pernas ou de ligeira flexão dos joelhos; a seguir deve realinhar as pernas, com braços estendidos, estabilizar-se, durante dois segundos, e esperar o sinal de 'abaixar' dos árbitros. Os árbitros dão o sinal de 'abaixar' a barra logo que o atleta fique imóvel com a barra acima da cabeça.

Em cada uma das provas, tanto no arranco como no arremesso, os atletas dispõem de três tentativas para levantar a maior carga possível



Regras gerais para os levantamentos:
O uso de graxa, óleo, água, pó de talco ou qualquer outro lubrificante similar nas coxas é proibido. Os halterofilistas não estão autorizados a ter qualquer substância desse género nas suas coxas ao chegar na área da competição.
Para qualquer prova, a utilização de carbonato de magnésio nas mãos, pernas, etc., é permitido



Classes de peso
Os atletas competem em classes de peso, de acordo com a sua massa corporal: sete categorias femininas e oito masculinas. Nas competições têm-se as seguintes classes de peso:

Feminino
Até 48,00 kg
De 48,01 kg a 53,00 kg
De 53,01 kg a 58,00 kg
De 58,01 kg a 63,00 kg
De 63,01 kg a 69,00 kg
De 69,01 kg a 75,00 kg
De 75,01 kg em diante

Masculino
Até 56,00 kg
De 56,01 kg a 62,00 kg
De 62,01 kg a 69,00 kg
De 69,01 kg a 77,00 kg
De 77,01 kg a 85,00 kg
De 85,01 kg a 94,00 kg
De 94,01 kg a 105,00 kg
De 105,01 kg em diante


Faixas etárias:
A Federação Internacional de Halterofilismo reconhece três grupos etários:

pré-juvenil (ou sub-junior, youth, até e incluindo 17 anos de idade, e com sua própria classe de peso);
juvenil (junior, até e incluindo 20 anos de idade);
adulto (senior, 21 anos ou mais).
A idade mínima para participação num campeonato mundial para senior, junior e universitário e outras competições abertas é quinze (15) anos para mulheres e homens.

A idade mínima para a participação nos Jogos Olímpicos, para os homens e mulheres é dezesseis (16).

A idade mínima para a participação nos eventos para pré-juvenis é treze (13).

Plataforma e equipamentos:
Plataforma
A competição é realizada numa plataforma (tablado) de quatro metros quadrados, que pode ser feita de madeira, plástico ou qualquer material sólido e pode ser coberta com um material não escorregadio.

Haltere
O haltere é constituído das seguintes partes:

a barra
os discos
os colares (objecto para prender os discos e impedir que escorreguem)
Para a prova masculina, a barra deve medir 2,20 m de comprimento, pesar 20 kg e possuir 28 mm de diâmetro, enquanto que a distância entre os discos internos é de 1,31 m; para a prova feminina, a barra deve possuir 2,01 m, 15 kg e 25 mm de diâmetro.
O Diâmetro da Parte de colocação de discos da barra Olimpíca deve ter 50 mm de diâmetro

Os discos são feitos de metal revestido a borracha e o peso varia conforme a coloração:

vermelho: 25,0 kg grande, 2,5 kg, pequeno;
azul: 20,0 e 2,0 kg;
amarelo: 15,0 e 1,5 kg;
verde: 10,0 e 1,0 kg;
branco: 5,0 e 0,5 kg.
Todos os discos têm de ter uma indicação clara do seu peso.

Os colares devem pesar 2,5 kg cada um para os homens e mulheres.




Equipamentos dos competidores:

Traje
Para dá maior segurança e facilidade nos levantamentos, os concorrentes devem usar vestuário adequado e limpo.

O uniforme do levantador deve ser ajustado e abranger todo o tronco e pode ser de uma ou duas peças. O calção deve cobrir as pernas até os joelhos e a camisa pode ter mangas, sem que cubra o cotovelo.

Em competições, os atletas participarão com roupas emitidas / aprovadas pelas respectivas federações.

Umas meias podem ser usadas, mas devem ficar abaixo dos joelhos.

Calçados
Os concorrentes devem usar sapatos de halterofilismo para proteger os pés e dar-lhes estabilidade e firmeza sobre a plataforma de competição, sem que eles deem vantagem desleal ou outro apoio adicional em relação aos concorrentes.

Equipamentos de proteção

Um cinto para evitar lesões na região lombar pode ser usado e a largura máxima não pode exceder 12 cm.

Munhequeiras, joelheiras e emplastros podem ser usados nos pulsos, nos joelhos e nas mãos. Os emplastros podem ser usados nos dedos ou nos polegares.

Nos pulsos, as munhequeiras não devem cobrir mais de 10 centímetros da pele. Nos joelhos, as joelheiras não devem cobrir mais de 30 centímetros da pele.

Estes equipamentos de proteção não são de uso obrigatório.



Curso da competição:

As mulheres competem primeiro, depois os homens; primeiro compete a categoria mais leve, por último, a mais pesada.

Na ordem da competição o concorrente que tiver escolhido o menor peso, vai primeiro. O peso do haltere deve ser sempre um múltiplo de 1 (um) kg e não pode diminuir em caso de tentativa falha. A progressão automática após qualquer tentativa bem sucedida para o mesmo atleta deve ser um mínimo de 1 (um) kg.

Em caso de empate, a vitória cabe ao atleta que pesar menos. Se o empate persistir, ganha aquele que tiver levantado primeiro.

Três árbitros posicionados nas laterais e em frente á plantaforma julgam se os levantamentos foram válidos ou não, acionando um sistema de luzes: branca para levantamento válido e vermelha para nulo.

As medalhas são dadas para os melhores resultados no arranco, arremesso e total, exceto nos Jogos Olímpicos, em que é dada somente medalha no total.

Doping:
A Federação Internacional de Halterofilismo é membro da Agência Mundial Anti-Doping e muitas substâncias e métodos são proibidos.

As regras de anti-doping, como regras de competição, são regras do desporto de competição, não é permitido o seu uso de modo algum:

Os atletas aceitam essas regras como uma condição de participação. As políticas e padrões mínimos determinados nas regras de anti-doping representam o consenso de um espectro largo das partes interessadas num desporto justo e devem ser respeitados por todos os atletas e órgãos adjacentes.

Caso se prove que um atleta usou substâncias ilícitas pode ser suspenso por um determinado tempo e até nunca mais poder entrar em algum Desporto de Competição, mediante a pena aplicável.

Organização estrutural:
O desporto é regulado pela Federação Internacional de Halterofilismo, que é responsável pelo acompanhamento de todas as competições internacionais.

Para regular as competições continentais afiliam-se à IWF cinco federações continentais, na África, América, Ásia, Europa e Oceania, que por sua vez, organizam mais de 180 associações nacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário